A Importância do Patrimônio no Cartola FC (Parte 1)

A Importância do Patrimônio no Cartola FC (Parte 1)

A Importância do Patrimônio no Cartola FC (Parte 1)

Como todos já devem saber (ou se caso você é iniciante, deverá entender), o patrimônio no cartola é um fator crucial para quem quer liderar e até vencer as ligas que disputa. Mas como funciona o sistema de valorização nas primeiras rodadas? E qual a importância de uma boa valorização desde o início? Neste artigo suas dúvidas serão esclarecidas e você nunca mais vai ser um “pobretão” no Cartola FC, basta seguir alguns passos que iremos te explicar adiante que você com certeza tirará onda no fantasy game mais amado do Brasil com seu esquadrão poderoso.

Sistema de Valorização das 3 Primeiras Rodadas

Rodada 1 – A rodada do bom e barato!

Como você já deve ter notado, seu patrimônio inicial é de apenas 100 cartoletas, e como investir bem seu pequeno patrimônio para rapidamente valorizar e enriquecer?
Simples! Aliás, muito simples!

Comece investindo nos “pechinchas” do mercado do Cartola FC. Tá bom, mas quem são esses jogadores? São aqueles que custam entre 5 e 7 cartoletas na primeira rodada. Como é de costume, a equipe do Cartola sempre abre uma votação para nós cartoleiros escolhermos 1 jogador de qualidade por posição que deverá custar apenas 5 cartoletas.

Uma vez que a pontuação esperada para um jogador valorizar no início é de aproximadamente 33% (apenas aproximadamente, já que ninguém sabe ao certo o valor exato de pontuação mínima para gerar valorização) do seu preço inicial, um jogador de 5 cartoletas que pontue pelo menos 1,7 pontos na rodada tem a “tendência” a valorizar, e é aí que nossa estratégia funciona! Apostando em jogadores que não precisam de muitos pontos pra valorizar, nossas chances são altas de conseguirmos um bom aumento de patrimônio para a rodada 2.

Alguns exemplos de jogadores baratos que valorizaram e desvalorizaram na 1ª rodada em 2017:

Rodada 2 – A rodada da matemática!

Valorizaram muito com as dicas da rodada 1 né? Não? Então provavelmente você não ouviu nosso conselho e investiu a maior parte do seu pequeno patrimônio em um jogador “medalhão” (jogador acima de 15 cartoletas).

Mas pros que foram espertos e valorizaram bem na primeira, agora é hora de ter uma valorização “gigantesca”, isso mesmo, você não leu errado!

A rodada 2 é a rodada mais fácil de valorizar, sabe como? Matemática! Ou sendo mais específico, calculando média!

Hora de lhes contar o tão famoso mantra que você deve ter ouvido em milhares de canais e sites de dicas de Cartola: “ Na rodada 2, os jogadores valorizados continuam valorizando, e os desvalorizados continuam desvalorizando!”. Será que isso tá certo? Em partes!

No mercado do Cartola FC o que conta na hora da valorização de um jogador é sua MÉDIA e não sua pontuação em si!

Por essa razão, o jogador que foi bem na primeira rodada tem a média exatamente igual a pontuação da rodada 1, e se ele manter a boa média mesmo não indo tão bem na rodada 2 ele VAI VALORIZAR!
Confuso? Vamos fazer um exemplo pra te ajudar a entender melhor:

Na 1ª rodada de 2017, Pedro Geromel do Grêmio custava 5 cartoletas, lembra da expectativa de pontuação para valorização? Eram de aproximadamente 33% o valor do seu preço (no caso de Geromel: 1,65 pontos). Mas Geromel, fez 4,90 pontos, tornando a média dele muito mais alta do que era esperado e valorizando seu preço em 2 cartoletas, tornando-o assim uma ótima opção para valorizar na rodada 2.

Levando em conta que uma média nada mais é que a soma das pontuações nas rodadas que o jogador atuou divido pelo número de jogos que ele jogou, Geromel que na segunda rodada passa a custar 7 cartoletas possui uma média de 4,9 pontos(soma de pontos: 4,9 dividido pelo número de jogos: 1), ou seja, a média esperada para um jogador de 7 cartoletas continuar valorizando é de 2,31 pontos(33% de 7). Vamos supor que ele faça 0 pontos nessa rodada, qual a média que ele ficaria?
Soma das pontuações nas rodadas: 4,9 + 0 = 4,9 pontos

Nº de Jogos: 2 jogos
Média: 4,9 dividido por 2 que é igual a 2,45.
Viu só? Mesmo se ele fosse mal na rodada e não fizesse nada, ele continua valorizando! Justamente por sua média continuar boa em relação a seu preço.

Abaixo alguns exemplos de jogadores que seguiram a mesma tendência em 2017:

Rodada 3 – CUIDADO!!!

Se você seguiu as dicas desse artigo provavelmente já tem um patrimônio considerável para o restante da temporada, porém você não quer perder tudo que conquistou nas duas primeiras rodadas não é mesmo? Então nossa dica é: CUIDADO!!!

O mercado do Cartola FC possui algumas características peculiares, a fase em que ele ainda não está estabilizado, a fase em que ele já está estabilizado, e a fase de TRANSIÇÂO entre esses dois sistemas de valorização. E é justamente na 3ª rodada que o mercado começa a transição para finalmente estabilizar. Mas como isso funciona?

Após 3 rodadas, as médias de todos os jogadores que já fizeram seus 3 primeiros jogos começa sofrer pouca variação, como também sua valorização ou desvalorização. Ao contrário das duas primeiras rodadas, aqui você dificilmente vai ter grandes ganhos de cartoletas. Por isso, a estratégia principal a se tomar é montar um time equilibrado.

Evite jogadores que valorizaram demais nas duas primeiras rodadas, pois a chance da média deles abaixar nessa rodada é alta! E como é uma rodada de transição para a fase de mercado estabilizado, já começa a valer a seguinte regra: o jogador deve ir melhor que a rodada anterior!

Só que isso ainda não garante sua valorização na 3ª rodada, volto a repetir, como é uma rodada de transição também temos que levar em consideração o mercado ainda instável. Sendo assim, para se obter uma valorização o jogador também precisa atingir uma boa pontuação e causar um aumento considerável de sua média.

Trocando em miúdos, o ideal nessa rodada é equilibrar seu time, e focar mais em não perder boa parte seu patrimônio conquistado.

Abaixo alguns exemplos de jogadores que mantiveram uma média alta em relação ao preço e continuaram valorizando na 3ª rodada:

4ª Rodada em Diante – Moleza!!!

A partir de agora o mercado já está estável e aí o sistema de valorização fica simples: O jogador necessita apenas ir melhor que a rodada anterior para valorizar!

Observações Importantes

  • Para jogadores que estrearem na segunda, terceira ou quarta rodada em diante, o sistema de valorização que será aplicado para ele é o da primeira rodada, porém como o mercado já estará estável a valorização já não será tão grande como seria se ele tivesse estreado na primeira rodada.
  • Se o jogador fizer seu segundo jogo apenas na terceira, quarta rodada em diante também valerá a regra da segunda rodada! Ou seja, a regra das 3 rodadas iniciais sempre valem para os 3 primeiros jogos de qualquer jogador, não importa em qual rodada ele faça sua estreia ou complete teu terceiro jogo na temporada.
  • Os ganhos maiores são apenas nas duas primeiras rodadas, nas rodadas seguintes pro jogador valorizar muito ele terá que atingir uma pontuação ABSURDAMENTE alta para valorizar algumas cartoletas consideráveis.

 

Seja um MITO de Agora em Diante

Se você foi um guerreiro e leu todo nosso artigo, e mias importante seguiu todas nossas dicas, você já tem um patrimônio bacana para montar seus esquadrões e mitar daqui em diante, agora bora focar em pontuação e fazer com que nossos adversários comam poeira!

Não deixe de conferir nosso artigo sobre a importância do patrimônio no Cartola FC, lá eu te darei dicas essenciais para usar bem seu patrimônio adquirido.

CONFIRA O ARTIGO DA PARTE 2

No Comments

Post A Comment